O garoto Regulus Freireando a vida

capa_O garoto regulus_3d_final

“O garoto Regulus – Freireando a vida”, novo lançamento da Aquarela Brasileira Livros, convida os leitores para conhecerem a trajetória do educador Paulo Freire, patrono da educação brasileira, da infância ao exílio

A história de vida de Paulo Paulo Reglus Neves Freire (Recife,19/09/1921 – São Paulo, 02/05/1997) é de uma beleza e luta cativantes. É a história de um garoto, batizado com nome de rei, que transformou a si próprio e a todos com quem com ele teve contato. Além de ser um exemplo de ser humano, Freire apresentou ao Brasil e ao mundo uma forma revolucionária de educar.
Regulus, é preciso dizer, significa o pequeno rei. Este seria o sobrenome de Freire, mas o escrivão, por um equívoco, escreveu Reglus. Então o título do livro volta-se ao Regulus.

O legado de Paulo Freire é enorme: ele é um dos brasileiros mais conhecidos em todo o mundo, mas sua trajetória pela América Latina durante o exílio forçado pela ditadura no Brasil ainda carecia de um olhar mais atencioso.

É o que faz Paulo Rafael, historiador, educador e escritor, nesta obra literária que mistura prosa, poesia, música, teatro e imagens, em um trabalho com a marca do coletivo, por contar com vários colaboradores.

Quem assina o prefácio é Lutgardes Costa Freire, que assinala: “Paulo Rafael traça um percurso bastante interessante da relação simbiótica que existe entre Paulo Freire, meu pai, e sua passagem pela América Latina enquanto um todo. Meu pai sempre teve uma grande paixão pela América Latina, assim como também era bastante admirado por ela. Não foi por acaso que em Santiago do Chile ele escreveu a sua obra-prima, Pedagogia do Oprimido. Ele costumava dizer, que aprendeu muito durante sua passagem pelo Chile, país que o ajudou muito e a todos nós, filhos e filhas, assim como a minha mãe.”

Em tempos de acirramento dos ânimos políticos no Brasil pós-golpe e da perseguição das milícias virtuais e de alguns integrantes do governo Bolsonaro a Paulo Freire, Lutgardes é categórico em afirmar que se não tivesse sido acolhido no Chile. “acredito que os militares teriam matado o meu pai, se ele tivesse ficado no Brasil”.

Ao longo de sua caminhada pela vida, Freire fez inúmeros amigos. Paulo Rafael, nesse seu mapeamento afetivo e geográfico, lembra-nos de Ariano Suassuna, Solano Trindade, Pablo Neruda, Eduardo Galeano, Violeta Parra, Víctor Jara, Salustiano, J. Borges, fora outros mestres e conhecidos.

A poesia e a música (maracatu, frevo, samba, os ritmos latinos), o teatro, as paisagens latinas, os tipos físicos que Freire vai encontrando pelo caminho, tudo compõe a história, de leitura agradável e acessível para todas as idades. “Paulo Rafael lê o mundo como meu pai; ele descreve todo um cenário, com os olhos de uma criança, e meu pai dizia: ‘eu nunca esqueci a criança que fui…’”, destaca Lutgardes, que arremata: “Vale a pena ler essas pequenas, mas riquíssimas páginas de Paulo Rafael, que é um grande contador de histórias.”

“O garoto Regulus – Freireando a vida” conta ainda com xilogravuras e ilustrações de Lonko Valparaiso, chileno de origem Mapuchi, artista popular em Valparaíso, Chile, e de Romildo Ibeji, escritor e ilustrador paulistano, além de uma versão para teatro elaborada junto com integrantes do grupo Los Reguluz.

Os lançamentos estão previstos para lugares diversos, a começar por São Paulo capital, em comemoração ao aniverário de Paulo Freire, e passará por escolas de várias cidades e estados.

Com esse novo lançamento a Aquarela Brasileira Livros se orgulha de trazer mais uma publicação de inestimável valor para a cultura e a memória do povo brasileiro.

SOBRE O AUTOR

Paulo Rafael_Foto_Junior Santos
Paulo Rafael_Foto_Junior Santos

Paulo Rafael é historiador, educador e escritor, autor dos livros “Almas da liberdade” (Aquarela Brasileira Livros, 2017, em parceria com Romildo Ibeji e Stiãojs), “O Mundo cá tem fronteira: Uma Aventura Brasil – Cabo Verde”, entre outros trabalhos. Nasceu em São Paulo, no bairro da Mooca, em 25 de janeiro. Trabalhou como educador na Secretaria de Estado da Criança, na Rádio Heliópolis e no Instituto Caboverdeano de Menores, em Cabo Verde – África. Desenvolveu pesquisa para os documentários ‘Ermelino é Luz’ e ‘Um dia de Samba’, de Pedro Dantas.

DADOS DO LIVRO
Título: O garoto Regulus Freireando a vida
Autor: Paulo Rafael
Editora: Aquarela Brasileira Livros
Gênero: Prosa, Poesia
Formato: 13,5 x 17,5 cm
Número de páginas: 44
ISBN: 978-85-92552-15-2
Web: www.aquarelabrasileira.com.br/o-garoto-regulus-freireando-a-vida
Encomendas: faleaquarela@gmail.com

 

www.aquarelabrasileira.com.br/aquarela-brasileira-livros
www.facebook.com/aquarelabrasileira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


× 1 = dois

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>