SALOMÉ + O VENCEDOR DO TEMPO_FERNANDO PESSOA

AQUARELA BRASILEIRA Livros orgulhosamente apresenta

Salomé+O Vencedor do Tempo_Fernando Pessoa_capa promo

Nesta obra você vai encontrar dois textos de Fernando Pessoa pouco conhecidos, mas absolutamente fortes e que demonstram toda a genialidade do escritor que ele foi e é.

Teatro e Filosofia também foram campos explorados pelo genial poeta dos heterônimos. E eis aqui uma mostra de sua capacidade criativa.

Os gatos roçam-se contra as minhas pernas e sentem-se tigres até ao sexo. As aves cantantes calam-se quando passo, e as rosas altas roçam pela minha face porque eu tenho o privilégio dos caminhos.” (trecho de Salomé)

Cada um de nós é Deus sendo ele, é Deus pensando-se ele. Como, por isso, cada um de nós é Deus, cada um de nós vê a verdade, tem a verdade em si. Mas como cada um de nós, é, por pensamento de Deus não-Deus, não-ser, é erro. Pensamo-nos como Deus.” (trecho de O Vencedor do Tempo)

Este projeto da Aquarela Brasileira Livros, que conta com apoio da DGLAB – Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas / Ministério da Cultura de Portugal, tem como objetivo criar pontes com a boa literatura feita em Portugal. Para isso criamos a Coleção Portugal em Prosa e Verso, da qual fazem parte obras de Fernando Pessoa, Luís Vaz de Camões, Antero de Quental, Camilo Pessanha, Florbela Espanca, Mário de Sá-Carneiro, Camilo Castelo Branco, Pêro Vaz de Caminha, João José Cochofel, entre outros.

SOBRE O AUTOR

Fernando Pessoa (Lisboa, 13/06/1888 – Lisboa, 30/11/1935) é um dos mais importantes nomes da poesia em língua portuguesa e figura central do Modernismo português. Respeitado em Lisboa como intelectual e como poeta, o seu gênio literário só foi plenamente reconhecido após a sua morte. Escreveu sob diversos heterônimos, como Ricardo Reis, Álvaro de Campos, Alberto Caeiro, Bernardo Soares, entre outros.

O crítico literário Harold Bloom considerou Pessoa como o “Whitman renascido”, e o incluiu no seu cânone entre os 26 melhores escritores da civilização ocidental, não apenas da literatura portuguesa, mas também da inglesa.

Quando morreu, seus familiares encontraram um baú onde Pessoa guardava tudo que foi escrevendo ao longo da vida. O conteúdo dessa arca já catalogado é formado por mais de 25 mil textos, entre poemas, peças de teatro, contos, filosofia, traduções, cartas, escritas à mão ou dactilografados, em português, inglês e francês.

Transcorridos mais de 80 anos após sua morte, entretanto, muito de seu mirabolante acervo ainda carece de ser estudado e publicado.

O Vencedor do Tempo é assinado por Pêro Botelho, personalidade literária de Fernando Pessoa, cuja assinatura surge num caderno de 1915. Foi-lhe destinada a autoria de Cartas de Pêro Botelho e de Contos de Pêro Botelho. Se o primeiro projeto não parece ter tido desenvolvimento, no Segundo surgem incluídos vários títulos, ao título do conto se seguindo, no projeto, o nome da sua personagem principal: “O Vencedor do Tempo” (Prof. Serzedas), “A Morte do Dr. Cerdeira” (Dr. Cerdeira), “A Experiência do Dr. Lacroix” (Dr. Lacroix), “O Prior de Buarcos” (Pe. João José Maria), “Quaresma, Decifrador” (Dr. Abílio Quaresma), “O Eremita da Serra Negra” (O Eremita), “No Hotel Cecil, em Dia de Chuva” (O pessimista), “Uma Tarde Cristã” (O jesuíta Eusébio Vareiro) e “O Profeta da Rua da Glória” (O judeu Salomão Barjara).

Quaresma, Decifrador” irá tornar-se o título geral do grande conjunto das novelas policiais em português, sem atribuição. Outros destes contos surgiram anteriormente em Contos de um Doido, título geral de um projeto atribuído a Vicente Guedes e destinado a publicação pela Empresa Íbis, datável de 1909-1910. É o caso de “A Morte do Dr. Cerdeira”, “A Experiência do Dr. Lacroix” e “Uma Viagem no Tempo”, variante provável de “O Vencedor do Tempo”.

O conto “O Prior de Buarcos” foi também atribuído a Bernardo Soares. Quase todos os

contos da lista de Pêro Botelho voltam a surgir, sem atribuição, no grande conjunto que tem o título de Contos Intelectuais. De todos os Contos de Pêro Botelho, O Vencedor do Tempo é aquele que apresenta maior desenvolvimento, não tendo, no entanto, sido completado.

DADOS DO LIVRO

Título: Salomé + O Vencedor do Tempo

Autor: Fernando Pessoa

Editora: Aquarela Brasileira Livros

Gênero: Poesia

Formato: 9,5 x 14,5 cm

Número de páginas: 76

ISBN: 978-65-86867-18-3

DL: 508889/22

Web: www.aquarelabrasileira.com.br/salome-o-vencedor-do-tempo_fernando-pessoa

Encomendas/Pedidos: faleaquarela@gmail.com

Aquarela Brasileira Livros

Brasil – Portugal
www.aquarelabrasileira.com.br/aquarela-brasileira-livros
www.facebook.com/aquarelabrasileira

www.instagram.com/aquarelabrasileiramultimedia

www.tiktok.com/@aquarelabrasileira_abm
faleaquarela@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


dois − = 1

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>