CARTA DO ACHAMENTO DO BRASIL

AQUARELA BRASILEIRA Livros orgulhosamente apresenta

Carta do Achamento do Brasil_capa promo

Datado de 1º de maio de 1500, este texto escrito em território brasileiro por Pêro Vaz de Caminha, foi enviado ao Rei de Portugal, D. Manuel, dando conta do achamento e da tomada das terras ao sul do Equador em nome da coroa portuguesa.

Leia um trecho:

Águas são muitas; infinitas. E em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo, por bem das águas que tem. Mas o melhor fruto que dela se pode tirar parece-me que será salvar esta gente, e esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza nela deve lançar. E que aí não houvesse mais que ter aqui esta pousada para esta navegação de Calicute, isso bastaria, além da disposição de nela se cumprir e fazer o que Vossa Alteza tanto deseja, ou seja, o acrescentamento da nossa fé.

Essa gente a que o autor se referia eram os verdadeiras e originais moradores daqueles terras, os indígenas.

Este projeto da Aquarela Brasileira Livros, que conta com apoio da DGLAB – Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas / Ministério da Cultura de Portugal, tem como objetivo criar pontes com a boa literatura feita em Portugal. Para isso criamos a Coleção Portugal em Prosa e Verso, da qual fazem parte obras de Fernando Pessoa, Luís Vaz de Camões, Antero de Quental, Camilo Pessanha, Florbela Espanca, Mário de Sá-Carneiro, Camilo Castelo Branco, Pêro Vaz de Caminha, João José Cochofel, entre outros.

SOBRE O AUTOR

Pêro Vaz de Caminha nasceu em meados do século XV, presumivelmente no Porto, e terá morrido em combate em Calecute, na Índia, em 1500. Ocupou posições de relevo na cidade onde nasceu, tendo participado na Batalha de Toro comandando as tropas do concelho. Foi mestre da balança da Casa da Moeda do Porto e participou nas sessões da Câmara, nas quais foi incumbido de redigir os capítulos a serem apresentados à Corte. Foi cavaleiro das Casas de D. Afonso V, D. João II e D. Manuel I e escrivão da Armada de Pedro Álvares Cabral. O seu nome ficará para sempre ligado ao “achamento” do Brasil devido à sua famosa Carta – agora aqui publicada -, considerado o primeiro documento literário do Brasil e descoberta mais de dois séculos depois, em 1773, no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Lisboa.

DADOS DO LIVRO

Título: Carta do Achamento do Brasil

Autor: Pêro Vaz de Caminha

Editora: Aquarela Brasileira Livros

Gênero: Carta, crônica, notas de viagem

Formato: 9,5 x 14,5 cm

Número de páginas: 52

ISBN: 978-65-86867-15-2

DL: 504642/22

Web: www.aquarelabrasileira.com.br/carta-do-achamento-do-brasil

Encomendas/Pedidos: faleaquarela@gmail.com

Aquarela Brasileira Livros

Brasil – Portugal
www.aquarelabrasileira.com.br/aquarela-brasileira-livros
www.facebook.com/aquarelabrasileira

www.instagram.com/aquarelabrasileiramultimedia

www.tiktok.com/@aquarelabrasileira_abm
faleaquarela@gmail.com

Visited 1 times, 1 visit(s) today
Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


um + = 4