Sherazades

Sherazades_capa_ps

AQUARELA BRASILEIRA Livros

orgulhosamente apresenta 

Sherazades, de Orlando Rodrigues

 

 

Há mundos para serem desvelados e o papel dos escritores é, muitas vezes, o de tirar o véu que cobre a vida cotidiana e levar os leitores por caminhos novos, ou mesmo já percorridos, mas que merecem nova atenção.

O professor e escritor Orlando Rodrigues mostra talento, sensibilidade e coragem em sua estreia na literatura. Em seu livro de contos, inspiradamente batizado de “Sherazades”, pulsa a vida, os sonhos, os sacrifícios, os desejos e o amor, sem freios, sem amarras, sem meias palavras. Em sua páginas há poesia, há beleza, mas também dor, saudade, crueldade e violência.

Suas palavras, ora doces, ora ácidas, constroem relatos sobre vivências de pessoas de várias classes sociais, raças e orientações sexuais, grande parte delas empenhadas em superar obstáculos e em viver com dignidade e prazer.

Nos oito contos que compõe a obra, Orlando fala de amizades, de solidariedade, de generosidade, de esperança, de amor verdadeiro, de coragem, de política, de preconceitos, de repressão da mulher, de glbtqqiaptsfobia, de desencontros de amor, da ignorância e da hipocrisia da classe média e dos ricos, mas também das qualidades da gente trabalhadora e honesta, muitas vezes invisíveis para a maioria.

Na sua galeria figuram personagens interessantíssimos: dois adolescentes da periferia de São Paulo a instantes de mudarem suas vidas radicalmente ou acabarem com elas, uma travesti tentando salvar a vida de duas crianças e a própria, uma família de classe media trazendo à tona toda a hipocrisia na qual está estruturada e uma família rica falida às vésperas de sua mudança para a periferia, três abandonados que se unem numa jornada em busca de esperança, um fugitivo político ressignificando seus valores e (pré)conceitos, duas operárias nordestinas tentando sobreviver no inferno capitalista, quatro amigas contando histórias que podem ser reais ou fictícias, entre outras. O que esses personagens têm em comum? Os contos deste livro nos mostram que é a capacidade de superação e ressignificação da própria vida. Assim como a velha história de Sherazade, todo mundo tem uma história para contar.

Ao final da leitura, o que percebemos é que o autor estende uma rede de cuidados e de solidariedade, e clama por mais humanidade. Tudo isso com humor e inteligência. O resultado é um livro que prima pela liberdade e pela emancipação do ser humano e que propõe um novo olhar para a diversidade do mundo real que nos rodeia.

 

SOBRE O AUTOR
Nascido em São Paulo em 13/09/1957, Orlando Rodrigues iniciou sua jornada pela literatura ainda criança, ouvindo as histórias de Alagoas que sua avó contava – histórias de cangaceiros, coronéis, almas do outro mundo. Graduou-se em Letras na USP e ministrou aulas de Língua Portuguesa na rede municipal de educação da cidade de São Paulo até se aposentar, em 2017. É um dos fundadores do Movimento Sol da Paz, da comunidade de Heliópolis, que milita pelos direitos humanos.

 

DADOS DO LIVRO
Título: Sherazades
Autor: Orlando Rodrigues
Editora: Aquarela Brasileira Livros
Gênero: Contos
Formato: 14 x 21 cm
Número de páginas: 156
ISBN: 978-65-86867-14-5
Web: www.aquarelabrasileira.com.br/sherazades
Encomendas/Contatos com o autor: orlandojeronimodasilva@gmail.com

 

  

Aquarela Brasileira Livros
Brasil – Portugal
www.aquarelabrasileira.com.br/aquarela-brasileira-livros
www.facebook.com/aquarelabrasileira
www.instagram.com/aquarelabrasileiramultimedia
faleaquarela@gmail.com

Visited 1 times, 1 visit(s) today
Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


9 + sete =