Todos os caminhos levam a Coimbra

Camões_Todos os caminhos levam a Coimbra_IMGM7745

Curta-metragem com histórias de criadores que habitam o imaginário desta que é uma das cidades mais enigmáticas de Portugal e do mundo.

Com pitadas de mistérios e magia, pois “imaginar é sonhar”, como escreveu Almeida Garrett, é um misto de documentário com ficção.

Este filme não é uma tentativa de contar a história de uma cidade, mas é, antes, uma forma livre de demonstração de carinho, uma via de experimentar suas utopias criadoras, nas palavras do Professor Doutor José Bernardes, que participa com depoimentos peculiares e profundos.

Lembrando Camões, que toma corpo e alma na tela, “a verdadeira afeição na longa ausência se prova”.

Segundo Jacques Ranciere, “o cinema tem provado que a forma documental, na qual se organizam fatos comprovados, implica em invenções ficcionais mais ricas do que as necessárias para se criar uma ficção plausível. E o cinema mais interessante hoje é aquele que embaralha documento e ficção. A ficção não é o oposto da realidade, mas a construção de um senso de realidade”.

 

APRESENTAÇÕES AGENDADAS

Liquidâmbar – Praça da República nº28 1ºandar – Coimbra

Datas: 02, 03 e 04 de abril de 2019 – 21h00 –

Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra – Anfiteatro III – 4º Piso

Data: 03/04/19 – 10H00 – 13h00

Apresentações seguidas de debate

 

ELENCO
Camões, Paulo Branco Lima (Camões redivivo), José Bernardes, Poeta G, Élia Ramalho, Antero de Quental, Florbela Espanca, Minerva, Almeida Garrett, Eça de Queirós, Alexandre Herculano, Marquês de Pombal, Infante D. Henrique, Nun’Álvares Pereira, Tito, Loba do Capitólio, Penélope, Vitória de Samotrácia, Ulisses, D. João V, Gil Vicente, Fernando Pessoa, Freddie Mercury, E.T.

POEMAS
“Canção IV” – Camões
“Charneca em flor” – Florbela Espanca

TRILHA SONORA
“Eine Kleine Nachtmusik, K. 525: III. Menuetto – Allegretto” – Wolfgang Amadeus Mozart
“Conhecer Alice” – Merije / Jamphel D
“Pontes” – The Grauº
“Sinfonia Nº 2 (Minueto – Allegro)” – João Domingos Bomtempo
“Viajante das galáxias” – Merije / Jamphel D

EQUIPA TÉCNICA
Gravações de áudio: Vasco Otero / RUC
Câmeras: Aquarelistas
Edição: Daniel Quintela
Produção: Aquarela Brasileira Images
Roteiro & Direção: Wagner Merije

AGRADECIMENTOS
Universidade de Coimbra, 21ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra – Caminhos, José Augusto Cardoso Bernardes, Teresa Baptista, Grau, Paulo Branco Lima, Vasco Otero, Élia Ramalho, RUC, Domingues Pinto, Erick Morris, Roberta Scatolini, Dora Merije Scatolini Araujo, elenco, colaboradores e amigos.

INFORMAÇÕES
faleaquarela@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


sete − 6 =

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>